27 a 31 Março
LOCAL: ATENEU COMERCIAL DO PORTO
10h-12h30
ANNA GAÏOTTI, Fabrication of cannibalism

© Sarah Blum
“PENSAR ESPAÇOS PARA AVENTUREIROS, NÓMADAS,
ESPAÇOS CAPAZES DE LEMBRAR OUTROS ESPAÇOS.
ESPAÇOS ONDE COINCIDEM CONTRADIÇÕES.
ESPAÇOS DE FICÇÕES.
ESPAÇOS DE LOUCURA, DE MORTE.
AREAS SEM MEDIDA, DE SILÊNCIO E GRITOS.
AREAS ONDE DE SOSSEGO DEBAIXO DE CHUVA ARTIFICIAL.
DEIXA-NOS ESPAÇO DE LÁGRIMAS.”
C. Régy
Dança dá-nos espaço de construção e educação de um corpo extraordinário. Um corpo, através do poder da imaginação e da paisagem emergente, é uma arena política onde acedemos a sistemas de sobrevivência.
A ilustração do desejo em palco nada é se o corpo não vive a dança no fosso do impossível. Aceitar a vulnerabilidade, estar nú em confronto com signos, deixa-nos espaço para intimidade selvagem.
“Eu partilho práticas coreográficas, cruzamentos entre paisagens reais e ficcionais, onde os corpos existem como testemunhas de arquitecturas sensoriais, bem como anarquistas. Fabricação de canibalismo é uma imersão profunda com e no corpo assim como predador e presa, pedaço de carne e carne erótica. Ao lidar com poesia, mergulho na materialidade do esqueleto sensorial e a permeabilidade da carne: a extraordinária paisagem escura do subconsciente, reviver o detalhe, abstracções sexuais.
Deste modo, quero questionar silêncios e tonalidades interiores através do reviver do arquivo natural de cada um.
Canibalismo é o processo de descascar a matéria coreográfica
Canibalismo é a sustentação de desejos e emoções no não-consumismo, preservação, abstracções, construção, fantasias e substâncias.
Canibalismo é trabalhar com as múltiplas censuras.
Canibalismo é um sonho andrógino.”
14h-17h
VALENTINA DESIDERI, Studio Practice
(as sessões para esta prática decorrerão de 27 a 30 de Março)

Prática de Estúdio é uma ficção (ou uma aposta) que não existe nada do lado de fora para aprender. Se nos juntarmos e lermos um texto, se conversarmos, se nos movermos, se cozinharmos, se lutarmos no chão, se dormirmos juntos; estamos a estudar. A actividade de estudar é considerada como preparação (para um outro momento após) e o estúdio um espaço de ensaio (para a performance), mas se não houver nenhum momento de após o estudo, nem de nos tornarmos profissionais ou apresentar em palco? E se o estúdio/estudo é somente uma prática, algo que nós fazemos? Eu convido-vos a nos juntarmos em estudio para praticar estudarmos juntos. Podemos partir de práticas de leitura (Tarots, poesia, filosofia) e de sentir (Terapia falsa, Terapia politica), que utilize no meu próprio trabalho e jogo com que tipo de conhecimento e estar juntos, estas práticas permitem. Como são pontos de partida e não algo a aprender, os participantes são também convidados a trazer qualquer tipo de material ou prática ou meio de estar juntos, que possamos integrar na nossa experiência de estudo no estúdio.
17h-19h30
VON CALHAU, Rombudagem frankensilábica

Estas sessões têm por objectivo vocalizar fonemas concebidos a partir da mutilação frankensilábica de vocábulos previamente escolhidos, por meio da formação de um monstro coral com os participantes.